Bem-vindo ao novo site do Escritório Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Escritório Técnico da Universidade

Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • O que é o ETU?

    O ETU é oficialmente um órgão da estrutura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assim como integra o Conselho Superior de Coordenação Executiva - CSCE, e tem as seguintes atribuições:

    • Elaborar e supervisionar planos e projetos de engenharia e arquitetura relativos à construção, reforma, restauração e conservação das edificações da Universidade;

    • Fiscalizar a execução de novas construções, reformas, modificações de uso, demolição e/ou conservação dos edifícios;

    • Emitir pareceres técnicos sobre as eventuais patologias nas edificações da UFRJ;

    • Realizar levantamento do estado de conservação e suas patologias nos imóveis tombados, criando procedimentos para analisar e elaborar projetos de intervenções arquitetônicos de todos os pedidos de tombamento de qualquer edificação da UFRJ, antes de seu encaminhamento aos órgãos governamentais competentes e ser interface, junto aos órgãos governamentais responsáveis pela preservação do patrimônio histórico e artístico, pela aprovação de projetos e obras que acarretem intervenção física nestes imóveis.

  • Visão

    Ser referência entre as Universidades Federais, como escritório modelo em desenvolvimento e gerenciamento de projetos de engenharia e arquitetura para órgãos públicos.

  • Missão

    Apoiar o gabinete do reitor da UFRJ em assuntos relacionados ao desenvolvimento, aprovação e gerenciamento de projetos de arquitetura e engenharia para a construção de novas edificações e de reforma e ampliação de ambientes em edificações existentes nos campi da UFRJ, bem como pela fiscalização da execução destes projetos e pela normatização do uso do solo nos campi da UFRJ.

  • Crenças e Valores

    O ETU crê que a satisfação do usuário está diretamente relacionada à capacidade de alinhar suas necessidades às melhores opções técnicas, de forma integrada e flexível.
    As crenças são enunciadas como:

    • Estar aberto à discussão de suas estratégias de serviços e questões a elas relacionadas;

    • Tomar decisões fundamentadas no conceito do que é justo, no respeito às leis, no senso de honestidade e no profissionalismo.

    Seus valores podem ser expressos pelas seguintes características:

    • Atuar eticamente;

    • Construir em equipe;

    • Cumprir prazos e com qualidade de serviço;

    • Manter-se continuamente atualizado;

    • Respeitar funcionários, colaboradores e usuários;

    • Ter compromisso com o usuário e seus resultados.